Estudo Socioeconômico
A Avaliação Socioeconômica para acesso aos Programas de Assistência Estudantil da Universidade de Brasília destina-se a estudantes regularmente matriculados em disciplinas dos cursos presenciais de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Faculdade UnB - Ceilândia (FCE), Faculdade UnB - Gama (FGA) e Faculdade UnB - Planaltina (FUP).
Os estudantes classificados como Participantes do Programa de Assistência Estudantil, caracterizados com perfil de vulnerabilidade socioeconômica (que recebem até 1,5 salário mínimo per capita, ou seja, recem até R$1.953,00 por pessoa da família), são elegíveis para acesso aos benefícios.
A documentação anexada será utilizada para fins de avaliação socioeconômica. Acompanhe a situação do seu estudo pelo SIGAA e fique atento/a ao email, pois esse é o nosso principal canal de comunicação. Por fim, fique atento/a aos prazos estipulados em edital.
Tudo o que você precisa saber está previsto em edital, mas se ainda assim tiver dúvidas, procure o setor responsável!
Para participar da Assistência Estudantil o estudante deverá preencher o cadastro único no SIGAA e solicitar as bolsas dentro do sistema. Em caso de dúvidas ou erro no processo de inscrição o estudante deverá entrar em contato com a unidade descentralizada da DDS do seu respectivo campus.
Clique aqui para acessar o SIGAA
ATUALIZADO EM ABRIL DE 2023.
Para se inscrever nos programas da assistência estudantil ou renovar a avaliação socioeconômica é preciso apresentar documentação comprobatória.
Documentação Comprobatória para fins de avaliação socioeconômica.
O instrumental integra a dinâmica de trabalho da equipe técnica da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS), que é responsável pela gestão dos Programas de Assistência Estudantil da Universidade deBrasília (UnB).
Objetiva constituir-se como orientador na realização dos estudos socioeconômicos para acesso dos estudantes aos Programas de Assistência Estudantil.
Considera-se que a realidade de cada sujeito se apresenta de forma dinâmica eheterogênea, inviabilizando a previsão de todas as situações que envolvem a dinâmica de vida do público atendido. Desse modo, situações não descritas ou não previstas no documento devem ser discutidas de forma colegiada.
O instrumental foi atualizado dezembro de 2021 e é válido a partir desse período.
Acesse o INSTRUMENTAL ORIENTADOR PARA REALIZAÇÃO DO ESTUDO SOCIOECONÔMICO - 2021 DEZEMBRO.